Percurso de Orientação Pedestre – 7.º Ano do Externato Liceal de Alb. Doze

No penúltimo dia de aulas do 2.º período, dia 22 de março, da parte da tarde, os alunos do 7.º ano realizaram uma pequena prova de orientação pedestre pelas ruas de Albergaria dos Doze. A atividade, prevista no Plano Anual de Atividades (PAA), surgiu no âmbito da Educação para a Saúde, cujo tema aglutinador para as duas turma é «Atividade Física».

Preparada pelo Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze (N.A.D.A.), a prova consistiu na realização de um percurso de cerca de 3,3 km.

Os alunos do 7.º ano começaram por se reunir no auditório do Externato, onde Luís Barreiro, atleta do NADA, explicou os símbolos e cores presentes num mapa e deu as orientações necessárias para a realização da prova de orientação.

Seguidamente, divididos em grupos de 7 elementos, os alunos, acompanhados por um(a) professor(a), passaram por nove pontos previamente definidos e assinalados. O facto de a prova ser em zona urbana, conhecida por vários alunos, facilitou a tarefa dos grupos, tendo todos eles realizado o percurso dentro do tempo previsto.

Foi uma tarde muito bem passada, cheia de boa disposição, tendo os alunos manifestado grande vontade de, no futuro, se repetirem atividades deste tipo.
Sensibilizar os alunos para a aquisição de hábitos regulares da prática de atividade física e proporcionar situações de convívio eram os objetivos definidos no PAA… sem dúvida que ambos foram alcançados.

O Externato Liceal agradece ao NADA, de forma especial ao Barreiro e ao Jairo, toda a atenção e disponibilidade tida na realização desta atividade.

Professor Nelson Silva