Percurso de Orientação Pedestre – 7.º Ano do Externato Liceal de Alb. Doze

No penúltimo dia de aulas do 2.º período, dia 22 de março, da parte da tarde, os alunos do 7.º ano realizaram uma pequena prova de orientação pedestre pelas ruas de Albergaria dos Doze. A atividade, prevista no Plano Anual de Atividades (PAA), surgiu no âmbito da Educação para a Saúde, cujo tema aglutinador para as duas turma é «Atividade Física».

Preparada pelo Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze (N.A.D.A.), a prova consistiu na realização de um percurso de cerca de 3,3 km.

Os alunos do 7.º ano começaram por se reunir no auditório do Externato, onde Luís Barreiro, atleta do NADA, explicou os símbolos e cores presentes num mapa e deu as orientações necessárias para a realização da prova de orientação.

Seguidamente, divididos em grupos de 7 elementos, os alunos, acompanhados por um(a) professor(a), passaram por nove pontos previamente definidos e assinalados. O facto de a prova ser em zona urbana, conhecida por vários alunos, facilitou a tarefa dos grupos, tendo todos eles realizado o percurso dentro do tempo previsto.

Foi uma tarde muito bem passada, cheia de boa disposição, tendo os alunos manifestado grande vontade de, no futuro, se repetirem atividades deste tipo.
Sensibilizar os alunos para a aquisição de hábitos regulares da prática de atividade física e proporcionar situações de convívio eram os objetivos definidos no PAA… sem dúvida que ambos foram alcançados.

O Externato Liceal agradece ao NADA, de forma especial ao Barreiro e ao Jairo, toda a atenção e disponibilidade tida na realização desta atividade.

Professor Nelson Silva

Actividades Pais e Filhos.

Uma tarde de puro convívio entre pais e filhos, miúdos e graúdos divertiram-se a brava.

Com a chuva a ameaçar durante toda a manhã mais de sete dezenas de pais e filhos não se deixaram intimidar, e, marcaram presença durante a tarde do passado domingo dia 18 de Março nesta actividade.

Mini orientação, cabra cega, bowling, pesca, argola na garrafa, jogo das bolas, ski colectivo e a corrida de sacos foram os jogos propostos pelo NADA e que serviram de entretenimento para quem resolveu participar no evento.

A avaliar pelo divertimento dos participantes, os jogos foram do agrado de todos, até porque houve que os repetisse por várias vezes, sem dúvida um evento a repetir.



Um agradecimento a todos os pais e filhos que responderam afirmativamente ao nosso convite, para o ano há mais, contamos coma vossa presença.

V ori BTT Rota da Bairrada

A freguesia do Barcouço na Mealhada foi o palco do V Ori BTT Rota Bairrada / VIII Campeonato Ibérico (1ª manga), evento este organizado pelo DAR – Desportivo Atlético de Recardães e que se realizou nos dias 10 e 11 de Março.


A zona é muito agradável para a prática da modalidade, pois possui uma rede de caminhos considerável o que só por si já é bom, aliado isso os terrenos de competição são bastantes interessantes, elevando assim o nível do evento, pena é alguns erros de cartaografia existentes no mapa.


O N.A.D.A. marcou presença no evento e trouxe para casa mais um pódio, nada mais nada menos que o 2º lugar da geral final no escalão H35 conquistado por Hélder Silva. Este atleta venceu a prova realizada no sábado e alcançou a 2ª posição no Domingo, subindo assim ao segundo lugar do pódio final.
Em H40 Jorge Gaspar classificou-se em 8º no sábado e em 11º no domingo no final obteve a 8ª posição, no escalão HE participaram dois atletas, Luís Barreiro classificou-se em 15º e 20º ficando no 18m lugar final, Frederico Lebre obteve a 32ª e 33ª posição e no final ficou em 32º. Colectivamente o N.A.D.A. alcançou a 15ª posição de entre os 55 clubes presentes.

II Duatlo de Ourém

N.A.D.A. estreia-se com vitória.

Realizou-se no passado domingo o II Duatlo de Ourém, aproveitando a proximidade o N.A.D.A. – Núcleo de Aventura e desporto de Albergaria dos Doze fez a sua estreia absoluta nesta modalidade, Jorge Gaspar e Luís Barreiro foram os representantes da turma Albergariense participando na prova aberta.


A prova aberta era composta por um primeiro segmento de corrida com uma distância de 2300metros, seguia-se o segmento de ciclismo (BTT) com 9500metros e para terminar novamente corrida com 1100metros, Luís Barreiro venceu a prova com o tempo de 35m44s deixando o segundo classificado a 1m02s., Jorge Gaspar obteve a 17ª posição.

XIII Meeting de Orientação do Centro

Marinha Grande recebeu no fim-de-semana de 25 e 26 de Fevereiro o XIII Meeting de Orientação do Centro, evento este organizado pelo COC – Clube de Orientação do Centro. A prova contou com a participação de cerca de 1200 atletas sendo metade estrangeiros, pois o evento alem de ser pontuável para Taça de Portugal de Orientação Pedestre também era pontuável para Ranking mundial.
O NADA mais uma vez esteve presente com alguns atletas, eis os resultados:
H21A:
Luís Barreiro: Sab. 17º, Dom. 13º, final 14º
Hélder Silva: sab. 30º, Dom. 26º, final 25º
H40:
Jorge Gaspar: Sab. 22º, Dom. 11º, final 13º
Promoção 1:
Martim Gaspar + Rita Leitão: Dom. 28º
Colectivamente: NADA 65º